• Estopim Coletivo Facebook
  • Estopim Coletivo Instagram
Please reload

Sob Nova Direção

9 Oct 2017

 

Não há melhor lugar para dar em primeira mão este furo. Em setembro deste ano, o fundador, pai e mãe da Coluna da Zona, Leonardo Contin, engatou-se na onda de demissões espontâneas do Estopim e se desligou das suas atribuições. Renunciou!

 

O pedido de Contin foi cordialmente aceito no coletivo, afinal, trata-se de membro da velha guarda do Estopim. Assim, eu, Livia Columba, assumi a titularidade da Zona e, nas minhas primeiras andanças em busca de informação para a coluna, deparei-me com um acontecimento inesperado: o casamento de Leonardo Contin com o PCdoB.

 

Apesar de negar a pretensão de uma candidatura em 2018, promete atuar na militância durante a corrida eleitoral. A filiação de Contin se deu durante a 18ª Convenção Municipal do PCdoB, evento realizado na Alesc no último sábado, 7 de outubro, e contou com a participação de lideranças do partido, como o presidente do Comitê Central, Renato Rabello, e a presidente estadual do PCdoB, Angela Albino.

 

A Convenção também elegeu 15 membros da nova direção do diretório municipal do partido em Florianópolis. Nas próximas semanas, os militantes escolherão os cargos de direção.

 

Convenção Municipal do PSOL

 

O Psol também aproveitou o último sábado para realizar seu 1º Congresso Municipal em Florianópolis. O militante Leonel Camasão foi eleito novo presidente do diretório e vai suceder Elson Manoel na gestão do partido na capital nos próximos dois anos. Leonel é jornalista e também compõe a direção do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina.

 

 

Eleições 2018

 

As eleições presidenciais de 2018 tendem a apresentar uma quantidade grande de candidatos. Se analisarmos o comportamento de alguns políticos, no atual cenário, não demoram muito a pipocar os primeiros nomes. Desconsiderando as possibilidades de alianças temos algo como 12 políticos flertando com a sucessão de Michel Temer, alguns deles em plena campanha.

 

O ex-presidente Lula (PT) é o líder absoluto de todas as pesquisas de intenção de voto. Entretanto, sua candidatura é incerta em função da sua iminente condenação em segunda instância, o que o tornaria inelegível. Jair Bolsonaro (PSC) também sonha com a faixa presidencial. Ele deve lançar candidatura em outro partido.

 

Jandira Feghali (PCdoB), Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT) também são pré-candidatos em seus respectivos partidos. O senador Álvaro Dias atualmente no PV, pretende migrar para o Podemos e se candidatar, Roberto Freire e Cristovam Buarque anseiam o poder no PPS, Chico Alencar e Nildo Ouriques no PSOL e fecham a lista os tucanos João Dória e Geraldo Alckmin. Faltou alguém?

 

 

 

Foto PCdoB:
Estopim Coletivo
Foto PSOL:
Acervo pessoal Leonel Camasão

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Gostou da leitura?

Assine a revista Estopim Coletivo

e financie a produção de conteúdo independente

sobre política e cultura.

Please reload