• Estopim Coletivo Facebook
  • Estopim Coletivo Instagram
Please reload

Rapidinha na Zona com Afrânio

10 Oct 2017

Na seção Rapidinhas na Zona, o entrevistado responde questões jornalísticas com uma pitada de humor. Na estreia, uma rapidinha com o vereador Afrânio Boppré (PSOL).

 

Parlamentar em segundo mandato na Câmara dos Vereadores de Florianópolis, Afrânio faz parte da oposição do governo de Gean Loureiro na Câmara. Iniciou sua atuação política no movimento estudantil na UFSC, exerceu dois mandatos como deputado estadual e foi vice-prefeito de Sergio Grando na Florianópolis de 1993 a 1996. Em seu currículo constam ainda participação na fundação de dois partidos em Florianópolis, o PT, na década de 1980, e o PSOL em 2005.

 

Nesta rapidinha, Afrânio fala sobre a Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) do aniversário da cidade, que investigará suspeitas de corrupção na realização da festa de aniversário de Florianópolis e no carnaval este ano. Foi apenas uma rapidinha, mas ele falou ainda sobre suas ambições eleitorais para 2018, o Congresso do PSOL em Florianópolis e muito mais. Confira!

 

 

➤ Vereador, fale sobre a CPI do aniversário da cidade. Existem suspeitas de um fato determinante para a continuação das investigações? O povo andou pagando presente para quem?

 

Há fortes indícios e provas, inclusive, de relações promíscuas entre empresários e agentes públicos na promoção do Carnaval e aniversário de Florianópolis. A prova mais evidente de que tem ilegalidades é o esforço descomunal que faz o governo e a sua base serviçal na Câmara para impedir a investigação.

 

"A prova mais evidente de que tem ilegalidades é o esforço descomunal que faz o governo e a sua base serviçal na Câmara para impedir a investigação."

 

➤ Como foi o 1º Congresso do PSOL em Florianópolis? Passe um pouco de bastidor do encontro e da eleição da nova diretoria do partido na capital?

 

O novo diretório eleito é bastante representativo das lutas da cidade. Tenho certeza de que darão uma boa condução ao partido no próximo período. O professor Elson Pereira fez um excelente trabalho nos últimos três anos. O PSOL é o partido que mais cresce em Florianópolis. Agora, sob o comando do Leonel Camasão, o partido tem a missão de ampliar a força de um projeto de transformação da cidade.

 

➤ Depois de tomar umas cervejinhas no bar com a militância para comemorar o crescimento do PSOL em Florianópolis, cumprindo rigorosamente a Lei Seca, você retorna para casa de Uber ou táxi?

 

Impedido de dar uns tragos, vai na aguinha, mas não parece satisfeito

 

Por orientação médica, não estou consumindo bebidas alcoólicas. Normalmente, para circular na cidade, costumo usar meu carro ou apelar para caronas.

 

➤ Vereador Afrânio, imagine, por favor, um mundo histérico e distante, em que o prefeito Gean Loureiro convida a bancada do PSOL para a base do seu governo na Câmara dos Vereadores e oferece, em troca, a administração da Fundação Franklin Cascaes e a indicação do Secretário Municipal de Educação ao PSOL. Qual seria o posicionamento de vocês?

 

Não há distância e nem histeria suficiente para fazer o PSOL participar de um governo com o programa que está sendo implementado em Florianópolis, totalmente afinado com as políticas golpistas de Temer e sua quadrilha.

 

"Não há distância e nem histeria suficiente para fazer o PSOL participar de um governo com o programa que está sendo implementado em Florianópolis, totalmente afinado com as políticas golpistas de Temer e sua quadrilha."

 

➤ Mudando um pouco de ares, se a Constituição e outros dispositivos legais estivessem funcionando na prática, quem ainda estaria atuando no Congresso Nacional?

 

Pelo menos um terço do Congresso Nacional é investigado em casos de corrupção. Sem dúvida, este é o pior Congresso Nacional em décadas. Ele é fruto do sistema político atual, que está bastante deteriorado. Mas sou otimista: o fim do financiamento privado e a crise política deverão ter impactos significativos na composição da Câmara nas eleições do ano que vem.

 

➤ Qual o político mais exemplar do país?

 

Tenho profunda identidade e admiração pela atuação dos deputados federais Ivan Valente e Edmilson Rodrigues.

 

➤ E o pior?

 

Sem sombra de dúvida, pelas posições reacionárias e fascistas: Jair Bolsonaro. Mas o Michel Temer não deixa a desejar nesse quesito.

 

➤ Para encerrar, Afrânio Boppré será candidato a que nas eleições de 2018?

 

Neste momento, estamos todos no PSOL envolvidos com a construção dos congressos Estadual e Nacional. O debate sobre candidaturas para 2018 só deve se aberto após a conclusão deste processo, no começo de dezembro.

 

 

Fotos:
Leonel Camasão/PSOL

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Gostou da leitura?

Assine a revista Estopim Coletivo

e financie a produção de conteúdo independente

sobre política e cultura.

Please reload