• Estopim Coletivo Facebook
  • Estopim Coletivo Instagram
Please reload

Sagrado Solo

11 Jan 2018

 

Você quer uma sinopse? Vamos de sinopse!

O documentário Sagrado Solo é sobre os produtores rurais Ires Piasson e Waldemar Piasson. No filme, esse simpático casal abre as portas de sua casa e pisa conosco em sua terra amada para falar da rotina na agricultura e na pecuária em Videira, interior de Santa Catarina.

 

De brinde, os Piasson rememoram a história de seu casamento, que se aproxima das bodas de ouro e nos fazem viajar pelo tempo, voltando-se às suas origens e a história de como se conheceram. O doc mostra ainda algumas das atividades que eles desempenham no dia a dia e as dificuldades para se manter no campo.


Nos últimos anos, sobreviver no interior se tornou uma tarefa ainda mais árdua por dois fatores: o primeiro deles, a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário, órgão extinto em 2016, que era voltado aos direitos da agricultura familiar e a promoção de modelos mais sustentáveis de produção. O segundo fator é a condição climática, que é pode ser determinante para a perda de diversas safras.


Essas circunstâncias afetaram Ires e Waldemar, assim como outras famílias no país. Moradores de Camboim, comunidade localizada em Videira, os Piasson perderam toda a plantação de feijão em 2016.


O documentário Sagrado Solo tem por objetivo mostrar o modo de vida no campo, a rotina de quem mora afastado da cidade e depende da agricultura e da pecuária para sobreviver e as relações entre o homem e a natureza.

 

De modo performático, o doc contém imagens amadoras, é verdade, mas também frases impactantes, personagens astronomicamente simples e, por isso, imensamente humanos.

Boa sessão!

 

 

Imagem:

Documentário Sagrado Solo

Ilustração:

G. Pawlick / Estopim Coletivo

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Gostou da leitura?

Assine a revista Estopim Coletivo

e financie a produção de conteúdo independente

sobre política e cultura.

Please reload