• Estopim Coletivo Facebook
  • Estopim Coletivo Instagram
Please reload

Mural da semana: Giro Cultural

14 May 2018

Veja como está sendo organizado o roteiro cultural “Histórias em Silêncio”, oferecido pela Floripa DaZantiga; a programação da Mostra de Cinema Uruguaio, fechando com a presença do diretor e ator uruguaio Mauro Sarser; do 3º Parque Gráfico, produzido pela Camila Patersen; o lançamento do Relatório Final da Comissão da Memória e Verdade da UFSC; o encerramento do Ciclo de Debates “O Golpe de 2016 e o futuro da Democracia no Brasil”; e confira o Charme da 2ª F E S T A D O P I S O, no Agenda.

 

COMISSÃO DA MEMÓRIA E VERDADE DA UFSC

Lançamento do Relatório FInal + Exposição documental

Lançamento Relatório Final:

14 de Maio

18h30 - 22h

No Auditório da Reitoria da UFSC

Evento Gratuito

 

Exposição:

9 a 15 de Maio

No Hall da Reitoria da UFSC

Evento Gratuito

 

 

Para que não se esqueça e nunca mais aconteça…

 

“A Comissão da Memória e Verdade da Universidade Federal de Santa Catarina convida para o evento de lançamento de seu Relatório Final. A entrega e apresentação do Relatório Final da CMV-UFSC contará com a palestra de Eugênia Gonzaga, presidenta da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos”.

 

“No hall da Reitoria da UFSC haverá uma exposição a partir dos documentos levantados para a construção do Relatório Final, concebida por membros da CMV-UFSC em conjunto com a Comissão de Acervo e Documentos do Diretório Central dos Estudantes Luís Travassos da UFSC e a Comissão do Acervo sobre Memória e Direitos Humanos”.

 

MOSTRA DE CINEMA URUGUAIO

14 a 18 de Maio

19h

Na Fundação BADESC (Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis).

Evento Gratuito

 

 

“Os filmes, premiados em vários festivais ao redor do mundo, foram cedidos para exibição por seus realizadores e pelo ICAU, Instituto de Cinema e Audiovisual do Uruguai. A curadoria do evento se preocupou com a diversidade dos filmes selecionados alternando ficção e documentário, drama e comédia”.

 

O evento é uma parceria da ASURFLO com a Fundação Cultural BADESC e conta com o apoio do Consulado do Uruguai em Florianópolis.

 

 

Dia 14, segunda feira, 19h.

Tus padres volverán (2015), de Pablo Martínez Pessi.

Documentário. Livre. Duração: 80min

 

Dia 15, terça feira, 19h.

El Bella Vista (2012), de Alicia Cano Menoni.

Documentário-ficção. 16 anos. Duração: 73min.

 

Dia 16, quarta feira, 19h.

Las toninas van al este (2016), de Gonzalo Delgado e Verónica Perrotta.

Comédia. Livre. Duração: 83min.

 

Dia 17, quinta feira, 19h.

Multitudes (2013), de Emiliano Mazza De Luca / Mónica Talmás Sarli / Pablo Riera / Pablo Ramos Grad / Vasco Elola / Micaela Solé / Horacio Gómez / Ferruccio Musitelli

Documentário. Livre. Duração: 65min.

 

Dia 18, sexta feira, 19h.

Los Modernos (2016), de Mauro Sarser / Marcela MattaDrama. 16 anos.

Duração: 95m.

+ Bate-papo com a presença do diretor e ator Mauro Sarser.

 

HISTÓRIAS EM SILÊNCIO: ESCRAVIDÃO, LIBERDADE E RESISTÊNCIA

Roteiro cutural

19 de Maio

14h às 16h

Partindo da Catedral Metropolitana

Valor do ingresso: RS 10,00 (valor único)

 

 

“Histórias em Silêncio" é um programa criado pela Floripa Dazantiga - Roteiros Culturais para devolver as vozes às histórias que foram esquecidas ou silenciadas. Estruturado em caminhadas temáticas desenvolvidas pelos nossos historiadores, com suporte de documentos reproduzidos especialmente para que você tenha contato direto com as fontes históricas.”

 

“A primeira edição das caminhadas culturais "Histórias em Silêncio" apresenta um capítulo pouco explorado da história de Floripa: a escravidão africana. Durante a caminhada, você conhecerá os espaços por onde circulavam os africanos escravizados e seus descendentes e descobrirá as histórias de vida de personagens reais do século 18, 19 e 20. Mais do que falar sobre a escravidão em si, a caminhada busca contar histórias da resistência daquelas pessoas contra o cativeiro e das estratégias que elas desenvolveram para ganhar espaço e sobreviver em Desterro nos séculos passados.”

 

VELHAS FACES DE UM NOVO GOLPE

Encerramento do Ciclo de Debates “O Golpe de 2016 e o futuro da Democracia no Brasil”

16 de Maio

18h30 às 21h

No Auditório do CFH, bloco B (Centro de Filosofia e Ciências Humanas - UFSC)

 

 

“O Ciclo de Debates ‘O Golpe de 2016 e o futuro da Democracia no Brasil’ é uma resposta da comunidade acadêmica do CFH às recentes ameaças aos princípios da liberdade de pensamento, à autonomia das Universidades e à soberania da cátedra. A atividade soma-se às iniciativas de diversas Universidades em apoio ao Professor Luis Felipe Miguel, da Universidade de Brasília, que recentemente foi alvo de ameaças e de censura em razão da oferta de uma disciplina cujo título também se toma de empréstimo para nomear o evento no CFH.”

 

O Ciclo encerra com a mesa “Faces de um Novo Golpe”, composta por Márnio Teixeira-Pinto, Sonia Maluf e Alessandro Pinzani.

 

3º PARQUE GRÁFICO

Feira de Arte Impressa

18 de Maio / 19 a 20 de Maio

17h às 20h / 14h às 20h

No Ceart (Centro de Artes - UDESC)

 

 

“A Parque Gráfico - Feira de Arte Impressa chega à sua 3ª edição neste ano de 2018 com produção independente de Camila Petersen e conta com 58 expositores, divididos entre a seção principal e a Parquinho, seção destinada especialmente ao público infantil.”

 

A Parque Gráfico é uma feira de exposição, troca, venda e consumo de produções gráficas e publicações independentes, tais como zines, livros, livros de artista, catálogos, editoriais, postais, pôsteres, xilogravuras e toda uma infinidade de produtos impressos que carregam consigo as características desse tipo de produção: menor tiragem, alto valor artístico e conceito mais artesanal e menos industrial.”

 

2ª F E S T A D O P I S O

Baile Charme Agenda

20 de Maio

17h às 23h

No Agenda - Centro de Artes Urbanas (Rod. Admar Gonzaga, 967 Itacorubi)

Ingressos antecipados R$ 10,00 / na hora R$ 15,00

 

 

“E isso lá é nome de festa gente? SIIIIM! Pra nós é, temos muito orgulho da transparência que existe na construção do Agenda - Centro de Artes Urbanas. Aqui a cena é independente então todo mundo, inclusive você faz a coisa acontecer! Somos todos artistas trabalhando no espaço e transpirando arte por todos os lados da cidade.

 

E tem jeito mais gostoso para investir no espaço do que dançando até gastar a sola do sapato? Não precisa ser bailarino ou ter aquela técnica para soltar o gingado! O baile Charme é sucesso há mais de 30 anos.

 

Vem dançar muito com a gente!!!

 

 

Imagem de destaque:

Eugenia Loli

Demais imagens:

Divulgação

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Gostou da leitura?

Assine a revista Estopim Coletivo

e financie a produção de conteúdo independente

sobre política e cultura.

Please reload