• Estopim Coletivo Facebook
  • Estopim Coletivo Instagram
Please reload

Mural da semana: Arte e Luta

23 May 2018

Veja como está sendo organizada a luta por reforma urbana e pelo direito à moradia na Grande Florianópolis, comparecendo na Assembleia Popular da Ocupação Nova Esperança; o debate público e a luta por saúde e educação no Seminário “Educação Democrática” e na roda de conversa “Controle Social no SUS e a Defesa de Direitos”; confira também a programação do II Ciclo de Cinema Palestino, com o lançamento de livro do escritor palestino Yasser Jamil Fayad; não perca ainda o lançamento do livro “Libertação Negra e Socialismo”, de Ahmed Shawki; ocupe as ruas da cidade pedalando com a Massa Polar Crítica; e tire o fim de semana de vivência cultural para curtir as oficinas e performances artísticas no CEART Aberto à Comunidade e no SLAM Agenda.

 

2º CICLO DO CINEMA PALESTINO

Exibição de filme + Lançamento de livro

23 de maio

19h

Na Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis Evento gratuito

 

“O ídolo” (Ya tayr el tayer), de Hany Abu-Assad. Palestina, Reino Unido, Qatar, Holanda, Emirados Árabes Unidos. 2015. 100 min. Biografia/Drama. 12 anos. Com Tawfeek Barhom, Kais Attalah e Hiba Attalah. O jovem Mohammed sonha em ser um cantor de sucesso. Quando vê os anúncios de inscrições para o Arab Idol, ele enfrenta todos os perigos da travessia até o local para ter a chance de participar da competição.

 

Após a sessão, às 20h40, acontecerá o lançamento do livro Amálgama de Luta e Beleza: Somos Todos Palestinos, do médico e escritor Yasser Jamil Fayad. A obra, publicada pela editora Ghassan Kanafani reúne poesias de tradição literária palestina conhecida como poesia de combate e forma. O livro será comercializado por R$ 25”.

 

ASSEMBLEIA POPULAR DA OCUPAÇÃO NOVA ESPERANÇA

24 de Maio

20h

Na casa da companheira Rosi - Rua Pascoal Mazilli, Frei Damião, Palhoça.

Evento Gratuito

 

 

“Nosso objetivo é a ampliação do atual grupo de apoio técnico, político e popular das lutaspela reforma urbana, com destaque para o direito à moradia popular. Nosso foco urgente está nas Ocupações da Palhoça e de Florianópolis.”.

 

SEMINÁRIO “MOVIMENTO EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA”

24 de Maio

18h30

No Auditório do EFI (Espaço Físico Integrado - UFSC)

Evento gratuito

 

 

"O Grupo Casulo e os Seminários Docentes do PPGECT recebem o Prof. Dr. Fernando Penna, coordenador do Movimento Escola Democrática, com sua comunicação ‘Movimento Educação Democrática e a luta contra os impactos do discurso reacionário no cotidiano escolar’, no âmbito da resistência ao autodenominado ‘Escola Sem Partido’.”

 

LANÇAMENTO DO LIVRO “LIBERTAÇÃO NEGRA E SOCIALISMO”

24 de Maio1

8h às 20h

No Auditório do CFH (Centro de Filosofia e Ciências Humanas - UFSC)

 

 

“Nós do coletivo Revide convidamos todas e todos para o lançamento do livro ‘Libertação Negra e Socialismo’, de Ahmed Shawki! Com participação do professor Wagner Damasceno em um debate sobre a importância da luta negra associada à militância socialista revolucionária.”

 

MASSA POLAR CRÍTICA

25 de Maio

Concentração às 18h, Saída às 20h

No Trinda Time’s, pista de skate da Trindade (em frente ao shopping Iguatemi)

 

 

“Com ou sem vento, mas com muito calor humano, vamos aquecer as ruas de Floripa e ocupar as vias congeladas pelos carros. Quebraremos o gelo e transformaremos a cidade numa MASSA CRÍTICA PEDALANTE.”

 

“A massa crítica é uma celebração da bicicleta como meio de transporte que ocorre em mais de 300 cidades ao redor do mundo. Ela acontece quando dezenas, centenas ou milhares de ciclistas se reúnem para ocupar seu espaço nas ruas e criar um contraponto aos meios mais estabelecidos de transporte urbano. O que queremos? Mais segurança, mais ciclovias, mais respeito e principalmente mais amor”

 

II CEART ABERTO À COMUNIDADE

26 de Maio

9h às 21h

No Ceart (Centro de Artes - UDESC)

Evento gratuito

 

 

“A proposta é oferecer à comunidade catarinense ações de formação e difusão artística e cultural, por meio de atividades desenvolvidas pelos cinco departamentos da Udesc Ceart - Artes Cênicas, Artes Visuais, Design, Moda e Música -, nas áreas do ensino, pesquisa, extensão; além de feiras, espaço de convivência, disponibilização de salas para estudos e ensaios, e atividades convidadas”.

 

RODA DE CONVERSA “CONTROLE SOCIAL NO SUS E DEFESA DE DIREITOS”

26 de Maio

14h

No Varandão do CCE (Centro de Comunicação e Expressão - UFSC)

 

 

As Brigadas Populares e a Pré-candidatura João Silvestre convidam a todas e todos pra participar de uma Roda de Conversa no próximo sábado 26/05, no varandão do CCE na UFSC, para discutir o papel do Controle Social na luta em defesa dos direitos no Brasil, em especial na resistência ao desmonte do SUS. Vamos debater que tipo de controle social queremos para juntos construirmos um destino próprio pra nossa gente!?”

 

SLAM AGENDA + RODA DE CONVERSA “ESCREVIVÊNCIAS”

27 de Maio

18h

No Agenda - Centro de Artes Urbanas (Rodovia Admar Gonzaga, 967, Florianópolis)

 

 

“O Slam Agenda foi parido há pouco tempo e é fruto da ideia de várias mulheres que têm a intenção de construir mais um espaço de troca e vivências. Neste mês o tema de nossa conversa será ‘Escrevivências’, em homenagem à Conceição Evaristo. A ideia é falar sobre o processo criativo de cada uma das pessoas convidadas, discutindo sobre lugar de fala, experiências com a palavra poética, entendendo a importância da busca pela auto representação e representatividade na literatura e afins. CHEGA MAAAIX.”

 

 

Imagem de Destaque:

Mimi Matsuda

Demais imagens:

Divulgação 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Gostou da leitura?

Assine a revista Estopim Coletivo

e financie a produção de conteúdo independente

sobre política e cultura.

Please reload