• Estopim Coletivo Facebook
  • Estopim Coletivo Instagram
Please reload

Homenagem a Iemanjá na Guarda

5 Feb 2018

Há 4 anos Edboll o Poeta e os moradores da Guarda organizam uma homenagem para a Rainha do Mar

 

 

Na última sexta feira, 2 de fevereiro, a Guarda do Embaú estava em festa e a homenageada era Iemanjá. Há 4 anos é assim: os moradores da Guarda se mobilizam e preparam uma cerimônia para homenagear a Rainha do Mar. A comemoração foi no Rio da Madre, onde os peregrinos fizeram uma procissão fluvial e, em seguida, realizaram uma modesta queima de fogos.

 

O idealizador da comemoração, Edson Argemiro Correia, está com 44 anos, todos eles vividos na Guarda. Mais conhecido como Edboll o Poeta, pesca desde os dez, é barqueiro desde os 18 e fundou a Associação Cultural da Bela Guarda do Embaú. Também foi ele o artista criador dos 17 bonecos estampados na frente das embarcações que participaram da procissão, uma homenagem aos personagens típicos da Guarda.

 

Esse ano, assim como em 2017, o evento teve caráter beneficente, com o objetivo de arrecadar fraldas geriátricas para Josué Virtuoso, morador da Guarda.

 

 

Festa de Iemanjá

 

O passeio de barco foi gratuito e a saída para a procissão ocorreu às 20 horas. Cerca de 300 pessoas visitaram o local, que demandou total dedicação da comunidade e dos barqueiros que interromperam suas atividades, para guiar os barcos na festa de Iemanjá.

 

“Eu sou devoto a Iemanjá, por isso surgiu a ideia de homenageá-la. Esse boneco que vai na frente de todos os barcos, fui eu que fiz” conta Edboll, que pretende dar continuidade ao evento nos próximos anos.

 

Iemanjá é um Orixá da religião de Candomblé. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, seu dia é 2 de fevereiro. Em outros estados, a comemoração ocorre em datas diferentes, como em São Paulo, que comemorado no dia 8 de fevereiro.

 

 

 

Fotos:

Bianca Taranti / Estopim Coletivo

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Gostou da leitura?

Assine a revista Estopim Coletivo

e financie a produção de conteúdo independente

sobre política e cultura.

Please reload