

As universidades públicas brasileiras não tiveram um ano fácil. Com dificuldades orçamentárias e incertezas sobre o funcionamento da instituição, muitos estudantes encontram barreiras para levar os estudos em frente. Mesmo com as dificuldades e prejudicada no dia a dia com as instabilidades da UFSC, Julia Cavalli Pierry contornou os problemas e obteve uma conquista para mostrar a importância do ensino, das universidades públicas e das pesquisas científicas.
Formada em Biologia também na UFSC, Julia está concluindo seu Mestrado e vai participar de uma conferência, em dezembro, na Europa, para apresentar sua pesquisa sobre uma espécie de golfinhos que vive na baía norte de Florianópolis.
De origem simples e currículo sofisticado, Julia estará em Barcelona entre 9 e 12 de dezembro, durante o World Marine Mammal Conference, um encontro mundial, que ocorre de dois em dois anos, e contribui para a conservação dos mamíferos marinhos.

Na intervenção Bio na Rua, Julia e outros colegas da UFSC ensinam Biologia para os transeuntes no Centro de Florianópolis. Foto: Arquivo pessoal.
Nesse momento, Julia está perto de concluir sua pesquisa de Mestrado, em paralelo ao trabalho no Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LAMAQ) da UFSC. Ela também é bolsista do CNPq e, para concretizar a ida a Barcelona, fez um financiamento coletivo e arrecadou parte do dinheiro entre amigos e familiares.
A estudante também receberá doações em sua conta bancária até o fim de novembro. Se você apoia a ciência, o ensino público de qualidade, a presença de mulheres na ciência, faça uma doação em qualquer valor.
O Estopim fez uma entrevista para falar mais sobre o congresso, a pesquisa, a importância da ciência no Brasil e mostrando os caminhos para você ajudar a pesquisa sobre os golfinhos da baía norte de Florianópolis chegar a mais pesquisadores no mundo. Viva a ciência!
Sobre o que é a sua pesquisa?
O que é e quando ocorre o World Marine Mammal Conference, onde o seu trabalho será apresentado?
Qual a importância dessa pesquisa no atual contexto de desvalorização da ciência no Brasil?
Como as pessoas podem ajudar sua pesquisa? Qual o caminho para doações?
Dados para transferência bancária:
Ag: 0579-7.
Cc: 18170-6.
Banco do Brasil.

Fotos: Arquivo pessoal.
Gostou da leitura? Financie o jornalismo independente e ajude o Estopim Coletivo a produzir novas reportagens.