• Estopim Coletivo Facebook
  • Estopim Coletivo Instagram
Please reload

A vida adulta

31 Oct 2017

A crônica contemporânea. O assunto do momento. O viés de que todos vêm falando. A idade chegou. E com ela, responsabilidades, medos, angústias e inseguranças que essa fase nos causa. A verdade é que a transição do momento em que você se dá conta de que já não é tão pequeno assim, até o instante de dividir o salário no fim do mês para pagar as contas, nem sempre é tão facilmente aplicada.

 

Claro que cada um sente de uma forma a variação de sentimentos causadas pelas transições, mas nunca se esperou tanto dos jovens em um país politicamente abalado. Não se acredita em nada e em ninguém. Por vezes não somos tão bem representados assim e é comum o efeito de expectativa em cima de uma geração.

 

A disputa de egos se tornou cada vez mais forte e quem você é não é somente determinado pelo que você tem e sim pelo que você pode proporcionar em determinados momentos. Amizades sustentadas por interesse são documentadas desde a origem dos tempos, mas nunca algo foi tão explícito nos rostos de diversos envolvimentos sociais.

 

O jovem é, realmente, o futuro de um país que se vê desde a sua origem como "uma colônia de exploração." É preciso pensar e agir na mesma proporcionalidade de tempo em que o pensamento vem. O intelecto deve sim ser desenvolvido, mas as atitudes têm que partir da base.

 

E falando em base, qual nos é dada? A estrutura educacional brasileira nos ensina a pensar de forma fechada, o pensamento é pouco lúdico, muito metódico. Sabemos da importância da educação. Faltam líderes as incentivando.

 

Em um país com precária interpretação textual, é triste ver como um povo tão lindo e cheio de vida estar calado e, por vezes, manipulado. Sem silêncio, continuamos. É o estopim de tudo.

 

 

Ilustração:

Luis Quiles

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Gostou da leitura?

Assine a revista Estopim Coletivo

e financie a produção de conteúdo independente

sobre política e cultura.

Please reload