• Estopim Coletivo Facebook
  • Estopim Coletivo Instagram

ESPECIAIS

Ouça! Com a palavra, elas!

Março 2018

ENTREVISTAS

No mês de março, as atenções da revista Estopim se voltam para as mulheres. Engatados no Dia Internacional das mulheres, que ocorre em 8 de março, publicaremos uma série de entrevistas, reportagens e perfis de mulheres que combatem o machismo, o racismo, a homofobia, a transfobia e toda forma de opressão.

 

O especial "mulheres em rebelião" ocorre em paralelo ao especial "Samba das comunidades", com histórias de personagens das escolas de samba que participaram do desfile de carnaval no grupo especial de Florianópolis e o cotidiano nas comunidades em que as agremiações estão inseridas.

Samba das Comunidades

Março 2018

ENTREVISTAS

Parece carnaval fora de época, mas na série Samba das comunidades", o Estopim ouve e conta histórias de figuras do carnaval de Florianópolis e do dia a dia nas comunidades em que as agremiações se situam. Neste momento, em que estão longe dos holofotes, queremos mostrar que carnaval, para eles, é todo dia e a importância dos trabalhos sociais das escolas de samba nas suas comunidades.

 

O especial "samba nas comunidades ocorre em paralelo ao especial "Mulheres em rebelião". Com gancho no 8M, dia internacional da mulher, publicaremos uma série de entrevistas, reportagens e perfis de mulheres que combatem o machismo, o racismo, a homofobia, a transfobia e toda forma de opressão.

Vozes Alternativas

Setembro 2017

REPORTAGENS

“O que nós queremos, de fato, é que as ideias voltem a ser perigosas”

 

O Brasil vive novamente um momento crítico de ataque a direitos e vulnerabilidade social. Nesse contexto, ativistas de todo país organizam manifestações, ações diretas e buscam denunciar as desastrosas intenções do governo golpista de Michel Temer. Em Florianópolis não é diferente, apesar de ser a capital de um dos estados mais conservadores do país, muitos movimentos sociais estão nas ruas da cidade na defesa de direitos e na contenção dos ataques governistas.

 

Nesta série de entrevistas, o Estopim quer compreender e contar sobre a formação, as ações e objetivos dos movimentos sociais que atuam em Florianópolis. Alguns deles estão articulados em outros estados, como o Movimento Nacional de População de Rua, outros atuam em lutas locais, como o Movimento Ponta do Coral 100% Pública. Em comum, utopia, luta e o sonho de um país mais justo e igualitário.

Renovação Política

Junho de 2017

ENTREVISTAS

Neste mês de junho, mapeamos, selecionamos e queremos apresentar ao eleitor de Florianópolis jovens e novas lideranças políticas que devem figurar nos santinhos das eleições previstas, até o momento, para 2018. Alguns dos personagens que entrevistamos já disputaram e até conquistaram a preferência do eleitor nas urnas, outros não obtiveram êxito na empreitada, mas acumularam capital político e não escondem suas ambições.

 

Ao longo do mês, exibiremos entrevistas com eles e elas, fazendo a todos o mesmo roteiro de perguntas. No intuito de ouvir representantes das mais diversas ideologias, além dos nomes que a redação do Estopim convidou, pediremos indicações a todos os partidos que possuem representação na Câmara de Vereadores de Florianópolis, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e na Câmara dos Deputados.

Please reload

ESTOPIM ESPECIAIS

Outros Versos

11 Jun 2018

Armada de versos

6 Jun 2018

Uda Gonzaga, Matriarca da Copa Lord

21 May 2018

1/8
Please reload