• Estopim Coletivo Facebook
  • Estopim Coletivo Instagram
Please reload

Quer conhecer os movimentos sociais de Florianópolis? Acumulando R$ 250 em doações cobrimos custos para mais uma reportagem.

Doe qualquer valor e ajude o Estopim

a ampliar a série Vozes Alternativas.

CARNAVAL 2018

21 May 2018

Leia a segunda parte da reportagem de perfil sobre a Dona Uda Gonzaga, matriarca da Copa Lord. Agora, ela explica a relação de amizade com Nega Tide, a criação do clube da Copa Lord, a história dos retiros com a comunidade do morro da caixa. As saudades que sente do marido e dos pais também permeiam a reportagem da mama del Monte Serrat.

17 May 2018

Uda Gonzaga - a Dona Uda - nasceu, foi criada, estudou, se formou, ensinou e se casou no Monte Serrat, comunidade da periferia central de Florianópolis. Educada por Antonieta de Barros, matriarca da escola de samba Copa Lord e professora de gerações e gerações de crianças na sua comunidade. Veja a primeira parte de uma reportagem de perfil sobre a longa história de lutas, conquistas e saudades da dona Uda.

8 Mar 2018

Escrito por

O oitavo dia do mês de março é emblemático no Brasil e em diversos locais do mundo. Neste dia, uma série de mobilizações feministas ocorrem para registrar o Dia Internacional de Luta das Mulheres e evidenciar que elas ainda sofrem preconceito, são violentadas, desrespeitadas, oprimidas, depreciadas, silenciadas... TODOS OS DIAS e para lembrar que muitos hábitos precisam mudar em nossa sociedade e muitos privilégios precisam ser revistos se queremos um mundo em plena igualdade de gênero.

Please reload